2. PANORAMA SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS
DE GEOMETRIA NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO BRASIL.
Neste aspecto a educação matemática mudou: na proposta dos PCNs os conteúdos matemáticos estão distribuídos em blocos, o que contradiz o ensino tradicional. A Geometria é notificada com o bloco Espaço e Forma, conceitos importantes do currículo de matemática em que o aluno constrói pensamentos que lhe permite a compreensão, descrição e representação de forma organizada.
São explorados os
conteúdos em que o aluno possa explorar o mundo físico, de obras de arte,
pintura, desenho, escultura, artesanato, como também o educando aprimora a
capacidade de estabelecer pontos de referência em seu entorno.
Desde os tempos mais antigos, o homem já buscava
justificativas, formas de entender o que estava em sua volta, lançando mãos de
novos caminhos, novas descobertas e muitas dúvidas: da criação do número ao
cálculo infinitesimal, ás geometrias não-euclidianas; da observação do espaço
que nos rodeia bem como em tudo que existe na natureza.
A geometria já foi caso de descaso no mundo matemático,
porém hoje vem tomando um novo rumo considerando parte de fundamental
importância para todos, por isso os saberes geométricos são partes de nossas ações,
de nossos olhares, de nosso trabalho cotidiano, e seu conhecimento é muito
importante para o aluno do ensino fundamental e médio.
A distribuição dos conteúdos de geometria no currículo de
matemática no Brasil está contemplado com o tópico espaço e forma e versa
sobre: Formas geométricas básicas, Figuras
planas e espaciais; Unidades de medidas; Idéias de congruências, semelhança e
proporcionalidade; Teorema de Tales; Teorema de Pitágoras Conceitos de áreas, volumes e perímetro.
Com relação ao princípio de Cavalieri, este deve ser
utilizado como ponto inicial para o estudo de volume de sólidos (cilindro,
prisma, pirâmide, cone, esfera);Fórmulas de comprimento de área do círculo;
Estudo das propriedades geométricas de uma figura com base em uma equação; O
estudo dos pares ordenados(x, y) que são soluções de uma equação, por meio das
propriedades de uma figura geométrica; Conceito de vetor sobre transformações
geométricas (reflexões rotações; Sistemas de equações; Estudo do espaço
tridimensional, comprimento e área do círculo.
No Ensino Médio,
contemplam as formas geométricas básicas, o uso de diferentes unidades de
medidas, teoremas e argumentação dedutiva, estuda dois aspectos - a geometria que
leva a trigonometria e a geometria para o cálculo de comprimento, área e
volume. Vale ressaltar que alguns conteúdos estudados no Ensino Fundamental
devem ser relembrados tais como: as idéias de congruências, semelhança, proporcionalidade,
teorema de Tales e suas aplicações, as relações métricas e trigonométricas nos
triângulos e o teorema de Pitágoras.
A geometria analítica contempla, no Ensino Médio: o
estudo das propriedades geométricas de uma figura baseada em uma equação (nesse
caso as figuras geométricas estão sob o olhar da álgebra); o estudo dos pares
(x, y) que são soluções de equação tendo como base as propriedades de uma
figura geométrica – aqui é a álgebra que está sob o olhar da geometria. Há uma
articulação entre a geometria e álgebra, o estudo das equações da reta e do
círculo e o conceito de vetor do ponto de vista geométrico e algébrico.
Importante é que este novo olhar sobre a distribuição dos
conteúdos possibilite ao aluno o desenvolvimento da capacidade de resolver
problemas práticos do cotidiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário