quinta-feira, 6 de outubro de 2011

2. PANORAMA SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS DE GEOMETRIA NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO BRASIL.


2.  PANORAMA SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS DE GEOMETRIA NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO BRASIL.

              Neste aspecto a educação matemática mudou: na proposta dos PCNs os conteúdos matemáticos estão distribuídos em blocos, o que contradiz o ensino tradicional. A Geometria é notificada com o bloco Espaço e Forma, conceitos importantes do currículo de matemática em que o aluno constrói pensamentos que lhe permite a compreensão, descrição e representação de forma organizada.
 São explorados os conteúdos em que o aluno possa explorar o mundo físico, de obras de arte, pintura, desenho, escultura, artesanato, como também o educando aprimora a capacidade de estabelecer pontos de referência em seu entorno.
Desde os tempos mais antigos, o homem já buscava justificativas, formas de entender o que estava em sua volta, lançando mãos de novos caminhos, novas descobertas e muitas dúvidas: da criação do número ao cálculo infinitesimal, ás geometrias não-euclidianas; da observação do espaço que nos rodeia bem como em tudo que existe na natureza.
A geometria já foi caso de descaso no mundo matemático, porém hoje vem tomando um novo rumo considerando parte de fundamental importância para todos, por isso os saberes geométricos são partes de nossas ações, de nossos olhares, de nosso trabalho cotidiano, e seu conhecimento é muito importante para o aluno do ensino fundamental e médio.
A distribuição dos conteúdos de geometria no currículo de matemática no Brasil está contemplado com o tópico espaço e forma e versa sobre: Formas geométricas  básicas, Figuras planas e espaciais; Unidades de medidas; Idéias de congruências, semelhança e proporcionalidade; Teorema de Tales; Teorema de Pitágoras  Conceitos de áreas, volumes e  perímetro.
Com relação ao princípio de Cavalieri, este deve ser utilizado como ponto inicial para o estudo de volume de sólidos (cilindro, prisma, pirâmide, cone, esfera);Fórmulas de comprimento de área do círculo; Estudo das propriedades geométricas de uma figura com base em uma equação; O estudo dos pares ordenados(x, y) que são soluções de uma equação, por meio das propriedades de uma figura geométrica; Conceito de vetor sobre transformações geométricas (reflexões rotações; Sistemas de equações; Estudo do espaço tridimensional, comprimento e área do círculo.
 No Ensino Médio, contemplam as formas geométricas básicas, o uso de diferentes unidades de medidas, teoremas e argumentação dedutiva, estuda dois aspectos - a geometria que leva a trigonometria e a geometria para o cálculo de comprimento, área e volume. Vale ressaltar que alguns conteúdos estudados no Ensino Fundamental devem ser relembrados tais como: as idéias de congruências, semelhança, proporcionalidade, teorema de Tales e suas aplicações, as relações métricas e trigonométricas nos triângulos e o teorema de Pitágoras.
A geometria analítica contempla, no Ensino Médio: o estudo das propriedades geométricas de uma figura baseada em uma equação (nesse caso as figuras geométricas estão sob o olhar da álgebra); o estudo dos pares (x, y) que são soluções de equação tendo como base as propriedades de uma figura geométrica – aqui é a álgebra que está sob o olhar da geometria. Há uma articulação entre a geometria e álgebra, o estudo das equações da reta e do círculo e o conceito de vetor do ponto de vista geométrico  e algébrico.
Importante é que este novo olhar sobre a distribuição dos conteúdos possibilite ao aluno o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas práticos do cotidiano.








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