UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
Curso: Licenciatura em Matemática a Distância Componente Curricular: História Da Matemática Docente: Rosemeire de Fátima Batistela
Semestre: 2011.2 - Carga Horária: 60 H-2011
PROPOSTA DE ENSINO UTILIZANDO A HISTÓRIA
DA MATEMÁTICA.
ALUNAS:
Francisca Maria Alves de Oliveira
Maridilva Rocha Costa de Freitas
Nivânia de Souza Oliveira Viana
Sirlene Carvalho Rocha França
Aurivan Oliveira de Souza
Atividade apresentada ao Curso de Licenciatura em Matemática da UAB, em cumprimento à carga horária da disciplina História da Matemática, sob orientação da professora Rosemeire Batistela.
6. A PROPOSTA DE USO DO RECURSO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (HM) PARA O ENSINO DE GEOMETRIA.
PROPOSTA DE ENSINO UTILIZANDO A
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
PLANO
DE AULA
TURMA: 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TÍTULO: Teorema de Pitágoras.
CONTEÚDO ESPECÍFICO: O Triângulo Retângulo
TURMA: 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TÍTULO: Teorema de Pitágoras.
CONTEÚDO ESPECÍFICO: O Triângulo Retângulo
OBJETIVOS:
Ø Identificar em um
triângulo retângulo a hipotenusa e os
catetos.
Ø Deduzir que a área do
quadrado construído sobre a hipotenusa é igual á soma das áreas dos quadrados construídos sobre os catetos.
Ø Aplicar o teorema de
Pitágoras para resolver problemas da vida real.
JUSTIFICATIVA
A educação matemática surgiu para contribuir
com o ensino da matemática por meio de suas tendências. O uso da história no
ensino de matemática auxilia no processo de ensino-aprendizagem do educando,
por este motivo propõe-se apresentar uma história pertinente ao Teorema de
Pitágoras por meio de metodologia baseada em leitura do texto “Pitágoras e o
Esquadro do Pedreiro”, além de demonstração.
A História da Matemática permite situar essa
área do conhecimento como manifestação cultural dos povos ao longo dos tempos,
da mesma forma que a linguagem, costumes, valores e crenças. Amplia a visão de
Matemática como ciência diversificada nas suas origens e evolução, permitindo
perceber que a Matemática escolar é uma das muitas formas desse conhecimento
desenvolvidas pela humanidade.
METODOLOGIA.
O conteúdo será desenvolvido através de aula expositiva
e dialogada, apoiada em: uso de régua, esquadros, compasso, lápis e borracha;
barbante e data-show. Para a História da
Matemática, slides, assim como barbante para demonstrar como os anciões
matemáticos utilizaram ferramentas que dispunham em sua época.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação ocorrerá através da troca de idéias sobre o problema e o confronto da
observação e da prática com a resolução da situação-problema.
AVALIAÇÃO:
A avaliação ocorrerá através da troca de idéias sobre o problema e o confronto da observação e da prática com a resolução da situação-problema.
RECURSOS UTILIZADOS:
Papel, Lápis de cor, Régua, Compasso e data-show.REFERÊNCIAS
BOYER, C. B. História da Matemática. São Paulo. Edgard Blücher Ltda. 1974.
PRADO, E. L. B. História da matemática:
um estudo de seus significados na educação matemática. Dissertação
(mestrado em Educação Matemática) – Universidade do Estado de São Paulo.
Rio Claro, 1990.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio) Matemática. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: <http//:www.fnde.gov.br>. Acesso: 26 set. 2011.
CURY, A. J. Pais brilhantes, professores fascinantes: a educação dos nossos sonhos, formando jovens felizes e inteligentes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
MENDES, I. A. O uso da história no ensino da Matemática: reflexões teóricas e práticas. Belém: Eduepa, 2001.
MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na educação matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
MELO,
S. B. de. Algumas “idéias-força” no processo de inserção da História na
Educação Matemática. In: Symposium 1. P. 28-33, 2003.
BICUDO, M.A.V. Pesquisa em educação
matemática: concepções e perspectivas. São
Paulo: UNESP, 1999.
B823p Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias
/ Secretaria de Educação Básica, - Brasília: Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Básica, 2008. 135 p(Orientações Curriculares para
o Ensino Médio; Vol 2) .
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Matemática: Caderno de Teoria e Prática 3-TP3: matemática nas formas geométricas e na ecologia.
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