3.UM
PANORAMA SOBRE A SITUAÇÃO ATUAL DO ENSINO DE GEOMETRIA E A HISTÓRIA DESSA
EVOLUÇÃO ATÉ A CONDIÇÃO ATUAL QUE SE MOSTRA, BEM COMO, COMO SE APRESENTA HOJE
EM TERMOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Estudos recentes apontam que a Matemática evolui e
adquire importância na escola, mas continua distante da vida do aluno,
principalmente as questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de Geometria.
Fazendo-se uma retrospectiva histórica das principais
tendências que se fizeram presentes nesse campo do saber escolar no tocante ao
seu ensino, observa-se o resgate de momentos de tentativas de mudanças no
enfoque euclidiano. Constata-se um movimento de produção mais intensa numa
perspectiva mais exploratória com utilização de recursos didáticos, materiais
manipulativos e recursos computacionais.
Ao lado dos diferentes softwares geométricos (Cabri,
Geometria Dinâmica, Logo, dentre outros), incluem-se trabalhos que envolvem
atividades voltadas a uma geometria mais experimental (uso de materiais
manipulativos, construções de modelos geométricos, uso de dobraduras, uso de
jogos, dentre outros recursos didáticos
A verdade é que se está constituindo no Brasil uma
comunidade de pesquisadores em geometria, com construção de aportes teóricos e
metodológicos, apontando tendências e perspectivas para o ensino dessa área do
conhecimento.
Evidentemente o conhecimento matemático é um dos mais
valorizados de todo o mundo. Apesar de tão importante em nossas vidas ele está
se tornando inacessível para uma boa parte da população. Para que esse
conhecimento seja mais socializado, podemos colaborar utilizando metodologias
mais atraentes, principalmente no estudo de Geometria.
Aproveitando –se dos avanços nesta área é possível fazer
intervenção na realidade escolar de forma contextualizada e procurar cada vez
mais estabelecer relações com os conteúdos deste ramo da matemática, uma vez
que o aluno pode perceber e valorizar sua presença em elementos da natureza e
em criações do homem.
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