quinta-feira, 6 de outubro de 2011

3.EVOLUÇÃO DO ENSINO DE GEOMETRIA


3.UM PANORAMA SOBRE A SITUAÇÃO ATUAL DO ENSINO DE GEOMETRIA E A HISTÓRIA DESSA EVOLUÇÃO ATÉ A CONDIÇÃO ATUAL QUE SE MOSTRA, BEM COMO, COMO SE APRESENTA HOJE EM TERMOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Estudos recentes apontam que a Matemática evolui e adquire importância na escola, mas continua distante da vida do aluno, principalmente as questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de Geometria.
Fazendo-se uma retrospectiva histórica das principais tendências que se fizeram presentes nesse campo do saber escolar no tocante ao seu ensino, observa-se o resgate de momentos de tentativas de mudanças no enfoque euclidiano. Constata-se um movimento de produção mais intensa numa perspectiva mais exploratória com utilização de recursos didáticos, materiais manipulativos e recursos computacionais.
Ao lado dos diferentes softwares geométricos (Cabri, Geometria Dinâmica, Logo, dentre outros), incluem-se trabalhos que envolvem atividades voltadas a uma geometria mais experimental (uso de materiais manipulativos, construções de modelos geométricos, uso de dobraduras, uso de jogos, dentre outros recursos didáticos
A verdade é que se está constituindo no Brasil uma comunidade de pesquisadores em geometria, com construção de aportes teóricos e metodológicos, apontando tendências e perspectivas para o ensino dessa área do conhecimento.
Evidentemente o conhecimento matemático é um dos mais valorizados de todo o mundo. Apesar de tão importante em nossas vidas ele está se tornando inacessível para uma boa parte da população. Para que esse conhecimento seja mais socializado, podemos colaborar utilizando metodologias mais atraentes, principalmente no estudo de Geometria.
Aproveitando –se dos avanços nesta área é possível fazer intervenção na realidade escolar de forma contextualizada e procurar cada vez mais estabelecer relações com os conteúdos deste ramo da matemática, uma vez que o aluno pode perceber e valorizar sua presença em elementos da natureza e em criações do homem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário