quinta-feira, 6 de outubro de 2011

VOCÊ SABIA QUE...?



Desde cedo, os gregos esbarraram na dificuldade de, somente com régua e compasso, duplicar o cubo, quadrar o círculo, tri-seccionar um ângulo e construir certos polígonos regulares. Logo perceberam que havia aí um problema, o que algumas pessoas até hoje não perceberam, confundindo construções aproximadas ou mecânicas com construções exatas com régua e compasso. Contudo, o instrumental matemático de que tais construções eram impossíveis só viria ocorrer no século XIX d. C?
 
_____________________________________________________________________________Na matemática, Geometria euclidiana é a geometria sobre planos ou objetos em três dimensões baseados nos postulados de Euclides de Alexandria.? 

Roubar a terra do vizinho era considerado uma ofensa tão grave como quebrar um juramento, assassinar alguém ou masturbar-se num templo?
O texto de Os Elementos foi a primeira discussão sistemática sobre a geometria e o primeiro texto a falar sobre teoria dos números. Foi também um dos livros mais influentes na história, tanto pelo seu método quanto pelo seu conteúdo matemático. O método consiste em assumir um pequeno conjunto de axiomas intuitivos, e então provar várias outras proposições (teoremas) a partir desses axiomas. Muitos dos resultados de Euclides já haviam sido afirmados por matemáticos gregos anteriores, porém ele foi o primeiro a demonstrar como essas proposições poderiam ser reunidas juntas em um abrangente sistema dedutivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário