quinta-feira, 6 de outubro de 2011

5. REVISÃO DE LITERATURA DE PROPOSTAS JÁ EXISTENTES A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

4.    REVISÃO DE LITERATURA DE PROPOSTAS JÁ EXISTENTES A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

“Visitando” as literaturas que abordam a questão do ensino de Geometria, observou-se que a História da matemática se apresenta como um recurso pedagógico de grande importância e a sua utilização em sala de aula não é, necessariamente, uma novidade entre os matemáticos.
Embora pouco utilizada na escola pelos professores como recurso didático, a História da Matemática oferece grandes contribuições ao processo de ensino e aprendizagem de matemática, por proporcionar ao estudante conhecer como ocorreu o processo de criação e de evolução dos conceitos e métodos dessa ciência, histórica e socialmente.
Porém, embora tenha se destacado em outros países na década de 1980, somente a partir de 1999 é que a História da matemática ganha espaço no Brasil, com a criação da (SBHMAT), Sociedade Brasileira de História da Matemática, no III Seminário Nacional de História da Matemática, realizado em Vitória (ES).
A História da Matemática é um elemento fundamental para se perceber como teorias e práticas matemáticas foram criadas desenvolvidas e utilizadas num contexto específico de sua época. “Conhecer historicamente, pontos altos da Matemática de ontem poderá na melhor das hipóteses, e de fato faz isso, orientar no aprendizado e no desenvolvimento da Matemática de hoje.” (D’AMBRÓSIO, 1996, p. 30 apud MELO, 2003, p. 30).
 Entende-se que contar história não deve é apenas relatar um fato. Segundo Cury (2003) “para contar histórias é necessário exercitar uma voz flutuante, teatralizada, que muda de tom durante a exposição. É preciso produzir gestos e reações capazes de expressar o que as informações lógicas não conseguem”.
Porém, deve-se ter o cuidado de não exaltar ou desprezar alguma figura histórica ou algum fato histórico com o objetivo de chamar a atenção dos alunos, pois, conforme PRADO,
“Fatos isolados não fazem história. Assim uma motivação mais fecunda poderá ser despertada no aluno quando este compreende as origens dos conceitos, problemas, demonstrações e as transformações que sofrem dando origem a novos conceitos, teorias e leis. Ao professor caberia a tarefa de colocar a disposição do aluno material histórico pertinente e, de posse de um material desse tipo, o aluno poderia, então, usando sua imaginação, buscar penetrar no espírito da época e compreender seu problema dentro daquele contexto” (Prado, 1990).

Desse modo, acredita-se que ensinar Geometria com base na História da Matemática poderá contribuir de forma contextualizada para aproximar os conteúdos trabalhados em sala de aula com a realidade dos educandos, e assim, desenvolver-lhes as competências e habilidades necessárias para a construção da cidadania, facilitando efetivamente uma aprendizagem significativa.
Para Ubiratan D’Ambrósio (1999, apud Bicudo, 1999):
As práticas educativas se fundam na cultura, em estilos de aprendizagem e nas tradições, e a história compreende o registro desses fundamentos. Portanto, é praticamente impossível discutir educação sem recorrer a esses e a interpretações dos mesmos. Isso é igualmente verdade ao se fazer o ensino das várias disciplinas. Em especial da Matemática, cujas raízes se confundem com a história da humanidade. (p.97).
A história da Matemática pode e deve ser abordada de diferentes maneiras pelos educadores. Não há regra, uma receita pronta para que isto ocorra. Cada professor deve usar este recurso em momento oportuno. Talvez para introduzir um novo conceito, ou no decorrer da aula mencionar fatos da vida de um matemático. Uma outra sugestão seria organizar com os alunos, em acordo com outras disciplinas, uma peça de teatro que relate um acontecimento histórico matemático.






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