4.
REVISÃO DE LITERATURA DE PROPOSTAS JÁ EXISTENTES A
RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA
“Visitando” as literaturas que abordam a questão do
ensino de Geometria, observou-se que a História da matemática se apresenta como
um recurso pedagógico de grande importância e a sua utilização em sala de aula
não é, necessariamente, uma novidade entre os matemáticos.
Embora pouco utilizada na escola pelos professores como
recurso didático, a História da Matemática oferece grandes contribuições ao
processo de ensino e aprendizagem de matemática, por proporcionar ao estudante
conhecer como ocorreu o processo de criação e de evolução dos conceitos e
métodos dessa ciência, histórica e socialmente.
Porém, embora tenha se destacado em outros países na
década de 1980, somente a partir de 1999 é que a História da matemática ganha
espaço no Brasil, com a criação da (SBHMAT), Sociedade Brasileira de História
da Matemática, no III Seminário Nacional de História da Matemática, realizado
em Vitória (ES).
A História da Matemática é um elemento fundamental para
se perceber como teorias e práticas matemáticas foram criadas desenvolvidas e
utilizadas num contexto específico de sua época. “Conhecer historicamente,
pontos altos da Matemática de ontem poderá na melhor das hipóteses, e de fato
faz isso, orientar no aprendizado e no desenvolvimento da Matemática de hoje.”
(D’AMBRÓSIO, 1996, p. 30 apud MELO, 2003, p. 30).
Entende-se que
contar história não deve é apenas relatar um fato. Segundo Cury (2003) “para
contar histórias é necessário exercitar uma voz flutuante, teatralizada, que
muda de tom durante a exposição. É preciso produzir gestos e reações capazes de
expressar o que as informações lógicas não conseguem”.
Porém, deve-se ter o cuidado de não exaltar ou desprezar
alguma figura histórica ou algum fato histórico com o objetivo de chamar a
atenção dos alunos, pois, conforme PRADO,
“Fatos
isolados não fazem história. Assim uma motivação mais fecunda poderá ser
despertada no aluno quando este compreende as origens dos conceitos, problemas,
demonstrações e as transformações que sofrem dando origem a novos conceitos,
teorias e leis. Ao professor caberia a tarefa de colocar a disposição do aluno
material histórico pertinente e, de posse de um material desse tipo, o aluno
poderia, então, usando sua imaginação, buscar penetrar no espírito da época e
compreender seu problema dentro daquele contexto” (Prado, 1990).
Desse modo, acredita-se que ensinar Geometria com base na
História da Matemática poderá contribuir de forma contextualizada para
aproximar os conteúdos trabalhados em sala de aula com a realidade dos
educandos, e assim, desenvolver-lhes as competências e habilidades necessárias
para a construção da cidadania, facilitando efetivamente uma aprendizagem
significativa.
Para Ubiratan
D’Ambrósio (1999, apud Bicudo, 1999):
As práticas educativas se fundam na cultura, em
estilos de aprendizagem e nas tradições, e a história compreende o registro
desses fundamentos. Portanto, é praticamente impossível discutir educação sem
recorrer a esses e a interpretações dos mesmos. Isso é igualmente verdade ao se
fazer o ensino das várias disciplinas. Em especial da Matemática, cujas raízes
se confundem com a história da humanidade. (p.97).
A história da Matemática pode e deve ser abordada de
diferentes maneiras pelos educadores. Não há regra, uma receita pronta para que
isto ocorra. Cada professor deve usar este recurso em momento oportuno. Talvez
para introduzir um novo conceito, ou no decorrer da aula mencionar fatos da
vida de um matemático. Uma outra sugestão seria organizar com os alunos, em
acordo com outras disciplinas, uma peça de teatro que relate um acontecimento
histórico matemático.
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