4.
UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO
Na maioria das
propostas curriculares das escolas a Geometria é a parte gráfica da matemática
e encontra-se, na área da matemática, como um dos últimos tópicos a serem
ensinados. Preocupados em buscar melhores práticas pedagógicas na abordagem dos
conteúdos, grupos de pesquisa em Educação Matemática discutem as diversas
maneiras de problematização de situações que tornem o ensino mais significativo
para o aluno. Neste aspecto, a História da Matemática fornece uma riqueza de
opções que a torna um campo de estudo e de pesquisas cada vez mais profícuo.
A História da
Matemática pode exercer um importante papel psicológico no processo de
ensino-aprendizagem tanto em relação ao professor quanto em relação ao aluno.
Ao estudante pode propiciar condições de perceber as diversas etapas da
construção do pensamento Matemático, entender as diferentes práticas sociais
que geraram as necessidades de sua produção e trabalhar as diversas linguagens
e formas simbólicas que o constituem e o condicionam. Ao professor, permite
problematizar a ação pedagógica no sentido de se criar uma consciência das
vivências e recursos cognitivos e interpretativos necessários para uma
apropriação significativa das idéias matemáticas.
Utilizar a História da Matemática como um recurso
pedagógico não é uma tarefa fácil, pois exige que se conheça muito sobre este
assunto, pois, conforme Mendes (2001) é importante que o professor conheça
profundamente o tópico histórico que deseja apresentar aos alunos, para que
possa segurar as discussões provocadas por eles, no ato da realização das
atividades. A falta de esclarecimento acerca do conteúdo histórico pode
prejudicar o desenvolvimento das atividades e conseqüentemente não atenderá aos
objetivos previstos.
Através do uso da história da Matemática como ferramenta
para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, o professor tem a
possibilidade de desenvolver atitudes e valores positivos frente ao
conhecimento matemático, reconhecendo a Matemática como uma criação humana, que
surgiu a partir da busca de soluções para resolver problemas do cotidiano,
conforme já citado neste texto, conhecendo as preocupações dos vários povos em
diferentes momentos históricos, identificando a utilização da Matemática em
cada um deles, possibilitando o estabelecimento de comparações entre os
conceitos e processos matemáticos do passado e do presente.
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