quinta-feira, 6 de outubro de 2011

4. UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO

4.    UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO
Na maioria das propostas curriculares das escolas a Geometria é a parte gráfica da matemática e encontra-se, na área da matemática, como um dos últimos tópicos a serem ensinados. Preocupados em buscar melhores práticas pedagógicas na abordagem dos conteúdos, grupos de pesquisa em Educação Matemática discutem as diversas maneiras de problematização de situações que tornem o ensino mais significativo para o aluno. Neste aspecto, a História da Matemática fornece uma riqueza de opções que a torna um campo de estudo e de pesquisas cada vez mais profícuo.
A História da Matemática pode exercer um importante papel psicológico no processo de ensino-aprendizagem tanto em relação ao professor quanto em relação ao aluno. Ao estudante pode propiciar condições de perceber as diversas etapas da construção do pensamento Matemático, entender as diferentes práticas sociais que geraram as necessidades de sua produção e trabalhar as diversas linguagens e formas simbólicas que o constituem e o condicionam. Ao professor, permite problematizar a ação pedagógica no sentido de se criar uma consciência das vivências e recursos cognitivos e interpretativos necessários para uma apropriação significativa das idéias matemáticas.
Utilizar a História da Matemática como um recurso pedagógico não é uma tarefa fácil, pois exige que se conheça muito sobre este assunto, pois, conforme Mendes (2001) é importante que o professor conheça profundamente o tópico histórico que deseja apresentar aos alunos, para que possa segurar as discussões provocadas por eles, no ato da realização das atividades. A falta de esclarecimento acerca do conteúdo histórico pode prejudicar o desenvolvimento das atividades e conseqüentemente não atenderá aos objetivos previstos.
Através do uso da história da Matemática como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, o professor tem a possibilidade de desenvolver atitudes e valores positivos frente ao conhecimento matemático, reconhecendo a Matemática como uma criação humana, que surgiu a partir da busca de soluções para resolver problemas do cotidiano, conforme já citado neste texto, conhecendo as preocupações dos vários povos em diferentes momentos históricos, identificando a utilização da Matemática em cada um deles, possibilitando o estabelecimento de comparações entre os conceitos e processos matemáticos do passado e do presente.

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